O que é a Atualização de Conteúdo Útil do Google

“Atualização de Conteúdo Útil” do Google tem como foco sites que criam conteúdos para robôs

O Google lançou uma nova e grande atualização do algoritmo chamada de Atualização de Conteúdo Útil, ou Helpful Content Update em inglês.

A Atualização de Conteúdo Útil terá como alvo sites com uma quantidade relativamente alta de conteúdo insatisfatório ou inútil, onde o conteúdo foi escrito para mecanismos de pesquisa e não para humanos.

Esta atualização, que finalizou seu lançamento apenas para sites em inglês no dia 09, terá um impacto significativo nos resultados da pesquisa, disse o Google ao Search Engine Land.

O que é a Atualização de Conteúdo Útil?

Esta nova atualização do Google visa especificamente “conteúdos que parecem ter sido criados principalmente para ranquear bem nos mecanismos de pesquisa ao invés de ajudar ou informar as pessoas”.

O objetivo desta atualização de algoritmo é ajudar os pesquisadores a encontrar “conteúdo de alta qualidade”, nos disse o Google. O Google quer recompensar conteúdos bons e úteis que foram escritos para humanos e para ajudar os usuários.

Conteúdos escritos com o objetivo de ranquear nos mecanismos de pesquisa – o que você pode chamar de “conteúdo para mecanismos de busca” ou “conteúdo de SEO”, tem sido amplamente discutido nas redes sociais nos últimos dias.

Em resumo, os usuários ficam frustrados quando chegam a páginas da Web inúteis que têm uma boa classificação na pesquisa porque foram projetadas para isso.

Por isso, o novo algoritmo do Google visa rebaixar esses tipos de sites enquanto promove sites mais úteis, projetados para humanos acima dos mecanismos de pesquisa.

O Google disse que este é um “esforço contínuo para reduzir o conteúdo de baixa qualidade e facilitar a localização de conteúdo que pareça autêntico e útil na busca”.

Quais tipos de conteúdo a atualização vai impactar?

Embora a atualizações do algoritmo não visem especificamente nenhum nicho específico, o Google disse que esses tipos de conteúdo podem ser os mais afetados:

  • Materiais educativos on-line.
  • Artes e Entretenimento. 
  • Compras.
  • Relacionado a tecnologia.

Isso ocorre porque historicamente os conteúdos desenvolvidos nessas áreas foram escritos mais para mecanismos de pesquisa do que para humanos.

Com base na análise do Google, essas áreas podem ser mais afetadas pela Atualização de Conteúdo Útil do que outras áreas.

Pedi ao Google um exemplo específico de pesquisa em que a Atualização de Conteúdo Útil causaria impacto. Veja o que o Google me disse:

“Se você pesquisar informações sobre um novo filme, talvez já tenha encontrado artigos que agregavam resenhas de outros sites sem adicionar perspectivas além do que está disponível em outros lugares da Web. Isso não é muito útil se você espera ler algo novo. Com esta atualização, você verá mais resultados com informações exclusivas, então é mais provável que você leia algo que nunca viu antes.”

Danny Sullivan, da Central de Pesquisa do Google, foi solicitado no Twitter a elaborar mais sobre o que o Google quis dizer com “educação online”. A resposta de Sullivan:

“Geralmente tutorial, coisas destinadas a ensinar algo, não cursos realmente formais. Mas, novamente, não está focado em nenhuma área específica. Esse é apenas um exemplo em que vemos melhorias notáveis, mas há outros e qualquer consulta sobre qualquer coisa pode se beneficiar.”

A atualização afetará o site inteiro

Ao contrário de muitas atualizações do Google que são aplicados página a página, a Atualização de Conteúdo Útil afeta todo o site.

Isso significa que, se o Google determinar que seu site está produzindo uma quantidade relativamente alta de conteúdo inútil, escrito principalmente para ranquear nas pesquisas, todo o site será afetado.

Ou seja, não afetará apenas páginas ou seções individuais do seu site, mas afetará todo o site.

O Google não dirá exatamente qual porcentagem das páginas do seu site precisam ser úteis ou inúteis para acionar esse classificador, mas eles disseram que é em todo o site e afetará tudo mesmo se você tiver muitas páginas úteis.

Novamente, se você tiver páginas úteis, mas uma quantidade relativamente alta de seu conteúdo for inútil, até mesmo seu conteúdo ou seções úteis do seu site serão atingidos por essa atualização.

O Google disse que “remover conteúdo inútil pode ajudar no ranqueamento de seu conteúdo”.

Como criar conteúdo humanizado – conselhos do Google

O Google, assim como em atualizações anteriores, como a atualização do Panda, atualizações principais e atualização de análises de produtos, forneceu uma lista de perguntas que você pode fazer sobre seu conteúdo, a fim de criar conteúdo que seja recompensado pela Atualização de Conteúdo Útil.

O Google compartilhou as seguintes perguntas sobre a criação de conteúdo para humanos:

  • Você tem um público-alvo atual ou pretendido para sua empresa ou site que acharia o conteúdo útil se entrasse em contato diretamente com ele?
  • Seu conteúdo demonstra claramente a experiência em primeira mão e um conhecimento profundo (por exemplo, conhecimento que vem de realmente usar um produto ou serviço ou de visitar um lugar)?
  • Seu site tem um objetivo ou foco principal?
  • Depois de ler seu conteúdo, uma pessoa vai sentir que aprendeu o suficiente sobre um tema para ajudar a atingir o objetivo dela?
  • Alguém que ler seu conteúdo vai sentir que teve uma experiência satisfatória?
  • Você tem em mente nossas orientações sobre principais atualizações e avaliações de produtos?

E quando se trata de evitar conteúdos escritos para mecanismos de pesquisa, o Google apresentou estas perguntas:

  • O conteúdo é usado principalmente para atrair usuários dos mecanismos de pesquisa, em vez de ser escrito para pessoas?
  • Você está produzindo muito conteúdo sobre tópicos diferentes esperando que parte dele tenha um bom desempenho nos resultados da pesquisa?
  • Você está usando muita automação para produzir conteúdo sobre vários tópicos?
  • Você está resumindo principalmente o que as outras pessoas têm a dizer sem agregar muito valor?
  • Você está escrevendo sobre algo simplesmente porque o tema parece estar em alta, e não porque você escreveria sobre de outra forma para seu público atual?
  • Seu conteúdo faz os leitores sentirem que precisam pesquisar novamente para receber informações melhores de outras fontes?
  • Você está escrevendo para uma determinada contagem de palavras porque ouviu ou leu que o Google tem uma contagem de palavras preferida? Nós não temos.
  • Você decidiu entrar em um tópico de nicho sem nenhuma experiência real, mas principalmente porque acredita que receberia tráfego de buscas?
  • Seu conteúdo promete responder a uma pergunta que realmente não tem resposta, como sugerir uma data de lançamento para um produto, filme ou programa de TV quando ela ainda não foi confirmada?

Pode demorar meses para se recuperar

Este algoritmo será executado automaticamente, disse o Google. As pontuações ou ranqueamentos continuarão a ser atualizados o tempo todo.

Mas se um site for atingido por essa Atualização de Conteúdo Útil, poderá levar vários meses para se recuperar.

Um site precisa provar ao longo do tempo que não publica mais conteúdo com o único motivo de classificar nos mecanismos de pesquisa, que foca na experiência do mecanismo de busca em primeiro lugar ao invés do usuário, e isso leva tempo.

Então, parece que haverá algum tipo de período de espera – talvez um período de validação – que os sites precisam passar, para mostrar aos algoritmos do Google que o site está fornecendo conteúdo útil para humanos também.

Esse período de validação é automatizado e, embora o Google atualize as pontuações de seus classificadores em seu site continuamente, fazendo uma alteração hoje provavelmente não será refletido nos rankings do Google por vários meses, disse Sullivan ao Search Engine Land.

De acordo com o Google:

“Sites identificados por esta atualização podem encontrar o sinal aplicado a eles por um período de meses. Nosso classificador para esta atualização é executado continuamente, permitindo monitorar sites recém-lançados e existentes. Como determina que o conteúdo inútil não retornou a longo prazo, a classificação não será mais aplicável.”

Google está usando machine learning para identificar conteúdos inúteis

O Google está usando um novo algoritmo de machine learning capaz de avaliar e identificar conteúdo inútil.

Os algoritmos devem melhorar com o tempo entre as melhorias automatizadas de machine learning, e com a ajuda dos engenheiros do Google, que ajustam e aprimoram os algoritmos gerais regularmente.

O Google disse que a Atualização de Conteúdo Útil analisa uma variedade de sinais sobre a página e o site para determinar a classificação de uma página.

No entanto, não foi específico conosco sobre exatamente quais sinais são usados, como você pode imaginar.

Avaliadores de qualidade validados

O Google disse que a empresa validou esses novos resultados com seus avaliadores de qualidade e confirmou que o uso desse sistema melhora a qualidade de pesquisa do Google. Isso é feito para a maioria, senão todas, as melhorias de classificação e experiência do usuário que o Google faz para Pesquisa.

Novamente, os avaliadores de qualidade não influenciam diretamente as classificações, mas ajudam a confirmar aos engenheiros de pesquisa do Google se os algoritmos estão melhorando a qualidade geral da pesquisa.

Somente pesquisas em inglês

Esta atualização foi lançada inicialmente para pesquisas em inglês globalmente.

O Google planeja expandir para outros idiomas no futuro.

Somente pesquisa agora

O Google nos disse que esta atualização segmenta apenas a pesquisa do Google no momento. No entanto, o Google pode procurar cobrir produtos adicionais (por exemplo, Google Discover) nos próximos meses.

A Atualização de Conteúdo Útil será tão significativa quanto o Panda?

Para muitos SEOs que sobreviveram à atualização do Google Panda de fevereiro de 2012, isso mudou para sempre a forma como os profissionais recomendavam que você desenvolvesse conteúdos. Agora o Panda está embutido na atualização principal, então ainda está sendo usado hoje.

Esta atualização se parece muito com a atualização anterior do Panda.

Suspeito que, como no Panda, os SEOs olharão para a Atualização de Conteúdo Útil do Google e dirão que isso causou uma mudança fundamental na estratégia de conteúdo de SEO. O tempo dirá, e veremos o tamanho da atualização ao longo das próximas semanas.

Porque nos importamos

A Atualização de Conteúdo Útil do Google provavelmente será uma atualização significativa que os SEOs analisaram como o catalisador da mudança em termos dos conselhos que dão aos clientes ao criar conteúdo.

No entanto, é muito cedo para dizer o tamanho do impacto que essa atualização terá nos resultados de pesquisa do Google, no seu site ou nos sites de seus clientes.

À medida que a atualização for lançada, certifique-se de observar suas análises e, se necessário, reavalie sua estratégia de conteúdo com base nos conselhos que o Google forneceu acima.

Continuaremos a relatar todos os desenvolvimentos mais recentes em torno da Atualização de Conteúdo Útil.

Fonte: texto original escrito pelo Barry Schwartz para o Search Engine Land. Traduzido e editado por mim.

Notícias de SEO

Deixe um comentário